No ano passado foi anunciado o vencedor do concurso para o projeto do Pavilhão de Cingapura na World Expo Shangai 2010. A proposta vencedora, do escritório Kay Ngee Tan Architects and partners, é intitulada “Urban Symphony” (Sinfonia Urbana) e faz referência – segundo os autores – à “harmonia do país com a sua cultura, o progresso e sustentabilidade”.
Segundo a comissão julgadora, a “escolha do vencedor do projeto não foi fácil, considerando a qualidade das propostas apresentadas. O que impressionou a comissão julgadora, no entanto, foi a originalidade, a sofisticação e as inovações em eficiência energética que integram a proposta do escritório Kay Ngee Tan Architects. A comissão acredita que o conceito e o projeto trarão vida para dentro do pavilhão e permitirão aos visitantes experimentarem a essência e a pulsação de Cingapura”.
O pavilhão terá uma área de aproximadamente 3.000m2 e segue os princípios anunciados pela própria Expo Shanghai 2010: “Uma cidade melhor, uma vida melhor”. O objetivo do projeto, seguindo o espírito do evento, é explorar os desafios do século XXI no que se refere à economia de recursos e a implementação de práticas sustentáveis, associadas ao planejamento espacial.
“O pavilhão se assemelha a uma caixa de música, que incorpora uma orquestra de elementos no projeto – fontes de água, elementos visuais e sonoros, teto-jardim. (…) Elementos de fachada e bastante água no perímetro do edifício, no pavimento térreo, ajudarão a reduzir o consumo de energia, ao lado do uso de materiais recicláveis como alumínio e aço.”
Fonte: concursosdeprojeto.org
Fonte: concursosdeprojeto.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário