Museu de transporte na Escócia foi concebido em formato que lembra a fluidez de um rio
O Glasgow Riverside Museum of Transport, projeto da arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid para a cidade escocesa de Glasgow está prestes a abrir suas portas ao público. O edifício de 11 mil m² abrigará objetos importantes relacionados ao transporte no país, sendo uma área de 7 mil m² destinada à exibição. O museu contará também com um café, lojas e áreas para educação.
|
Pontas do edifício são fechadas com vidro
A arquiteta, que relaciona o projeto à fluidez de um rio, intencionou fazer uma conexão entre a cidade e o Rio Clyde. O edifício e toda a cobertura em estrutura metálica possibilitou à arquiteta chegar ao formato que desejava para o edifício. "O museu se posiciona simbólica e funcionalmente como um espaço aberto e com fluidez em relação ao seu compromisso com o contexto e conteúdo", diz a arquiteta.
A cobertura do edifício é irregular, com elevações de formas diversas e terá os seus dois lados - um virado para o rio e outro para a cidade - fechados com vidro, "tornando o museu poroso no seu contexto em ambos os lados", segundo Zaha. Apesar disso, o espaço entre as duas pontas faz com que o público fique imerso na exibição, sem levar em consideração o exterior.
|
Forma do edifício lembra a fluidez de um rio
Fonte: piniweb.com.br
Projeto visto de cima
Nenhum comentário:
Postar um comentário