Arquiteto Danilo Martic Vukasovic vence concurso para projeto em área abandonada no Chile Mais que converter o espaço em um parque, trabalho do chileno ganhou destaque por resgatar a memória da cidade de Temuco
A cidade de Temuco, no Chile, divulgou os projetos vencedores do concurso de arquitetura para o Cautín Island Urban Park, cujo objetivo era revitalizar a área de 60 ha chamada Ilha de Cautín, no centro da cidade, que se tornou uma área urbana abandonada. O trabalho do arquiteto chileno Danilo Martic Vukasovic recebeu o maior destaque da competição.
Confira abaixo os três primeiros classificados, de acordo com as explicações do júri:
1° lugar
Danilo Martic Vukasovic (Chile)
Este projeto se destaca pela sua sutileza e ênfase em transformar o parque numa continuação e multiplicação de outras paisagens da região, desde a vegetação intensa de Ñielol ao esplendor do Rio Cautim. O júri afirma que, de todas as propostas apresentadas no concurso, essa detalha como o parque se converte não só em uma extensão da cidade, mas também em um destino inevitável para a cultura e natureza. "É impressionante a forma como os arquitetos deste projeto se empenharam em entender a memória da região, não através de imagens de sua história, mas de acontecimentos. Essa capacidade de dimensionar o parque como um compromisso ao longo do tempo é o que é mais interessante sobre essa proposta".
Ainda segundo a comissão julgadora, é possível entender como o parque urbano pode se converter em uma referência essencial para a cidade, um lugar querido pelos seus cidadãos por suas qualidades de espaços verdes dentro da cidade. As várias trilhas cruzam todas as atividades do parque oferecendo um amplo espaço público para o uso dos cidadãos. O braço do Rio Cautín se converte em uma zona de lagoas, piscinas naturais e praias, com entretenimento ao lado do rio. A cidade de Temuco entra em contato com o parque de uma forma discreta e estratégica.
Fonte: piniweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário