quarta-feira, 4 de maio de 2011

Arquitetura colonial é destaque em São Luiz do Paraitinga

Cidade do interior faz questão de preservar a sua história, tanto que muitos imóveis são utilizados


A cidade do interior paulista de São Luiz do Paraitinga guarda sua história como poucas. Festas tradicionais e a recepção acolhedora mostram como a população tem orgulho de conservar o patrimônio cultural.


A paixão pelo local também se reflete na manutenção da arquitetura de seus edifícios de períodos passados. Os belos casarões do fim do século 19 ainda são utilizados no dia a dia como moradias e prédios públicos. Prefeitura, delegacia e hospital utilizam os prédios tombados e mantidos conforme os padrões originais.

Os mais antigos foram erguidos no tempo áureo do café na região e apresentam uma construção com uma arquitetura colonial utilizada na época. As esquadrias feitas de madeira ainda apresentam o formato de arco pleno nas portas principais e as paredes edificadas com as mãos dos luizenses em técnicas de Taipa de Pilão, barro prensado em forma pré-moldada, e Pau-a-Pique, trama de madeira preenchida com barro à mão, utilizaram a matéria-prima oferecida pela região.

Para manter essas características dos séculos passados a Prefeitura de São Luiz desenvolveu diversos projetos através de levantamentos criteriosos para avaliar a qualidade das estruturas e exigiu, nos casarões privados, sua aprovação nas reformas e manutenções. Antes de serem arrumadas, todas as casas também passam pela avaliação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que aprovam as restaurações dos locais tombados.

Fonte: Jornal Mogi News

Nenhum comentário: