A casa residencial foi construída pela Undercurrent Architects / Foto: Divulgação
O design do telhado lembra as folhas que caem no outono e o do seu interior, um tronco de árvore. As paredes de vidro fazem com que a casa e o jardim se confundam em uma coisa só. Esse é o projeto para uma residência privada da Undercurrent Architects, chamado de “Casa Folha” (Leaf House).
O telhado é em forma de folhas / Foto: Divulgação
“O projeto desenha as imagens da natureza e expressa isso através das estruturas, criando links entre o interior e exterior”, disse a Undercurrent.
No seu interior, o design lembra um tronco de árvore / Foto: Divulgação
Localizada em Sydney (Austrália), a construção é uma união de design inovador e sustentável. Foram utilizados estratégias para economizar energia, como iluminação com baixo consumo, técnicas para retenção de água da chuva e sistema de refrigeração e aquecimento solar passivo – aquecimento solar sem a utilização de bombas.
As camadas curvas que formam o telhado servem para maximizar o volume interno, e promover um interesse visual de quem olha de cima, além de suavizar o visual da construção.
Outra vantagem é que a disposição de como as “folhas” foram colocadas permite a visão do mar e o controle da entrada de luz do sol – entra pelos espaços entre as “folhas”. Além disso, as paredes ondulantes de vidro suavizam os reflexos de luz, principalmente à noite.
As paredes são de vidro, o que confunde a casa com o jardim / Foto: Divulgação
De acordo com a empresa, especializada em áreas urbanas comprimidas e regeneração de áreas industriais degradadas, a combinação de design ambiental e materiais de alta e baixa tecnologia resultam nessa construção harmônica, sensível e engajada com o meio ambiente.
A casa fica em Sydney, na Austrália / Foto: Divulgação
A criação dos designers Didier Ryan e German Perez Tavio precisou utilizar métodos improvisados para alcançar a elevada complexidade técnica com as restrições de custo.
Fonte: eco4planet.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário