sexta-feira, 13 de maio de 2011

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE GESTÃO INTEGRADA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA

Estão abertas as inscrições para o Curso de CAPACITAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA, que tem por objetivo promover a capacitação de gestores públicos, assessores do poder executivo municipal, estudantes, lideranças comunitárias, operadores do transporte público e agentes de trânsito para a gestão integrada da mobilidade urbana sustentável e inclusiva, em Uberlândia.


As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site www.cidadefutura.net.br. O curso tem a duração de 120 horas e acontecerá de 30 de maio a 29 de junho de 2011 no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO.O projeto é uma iniciativa do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia em conjunto com o Movimento Cidade Futura. O coordenador geral é William Rodrigues Ferreira, especialista em mobilidade urbana.


VEJA CRONOGRAMA DO CURSO:



CURSO - Disciplina-Total de horas-Início-Término

Módulo 1-Política Nacional de Mobilidade Urbana-30 horas/aula-30/05/2011-04/06/2011

Módulo 2-Cidade, Cidadão e Mobilidade Urbana Sustentável-30 horas/aula-06/06-11/06/2011

Módulo 3-Planejamento Estratégico da Mobilidade Urbana-30 horas/aula-13/06/2011-18/06/2011

Módulo 4-Gestão da Mobilidade Urbana: Organização Institucional e Regulação-30 horas/aula-20 a 22/07/201127 a 29/06/2011


JUSTIFICATIVA

Considerando-se os efeitos da expansão urbana na circulação e as questões afetas à integração setorial, institucional e territorial das políticas públicas, a mobilidade é um fator determinante para o crescimento sustentado das cidades. Os impactos sociais traduzidos nos custos do modelo de mobilidade vigente, as limitações de mobilidade entre idosos, portadores de deficiências e os segmentos mais pobres e, ainda, as mudanças nos padrões de deslocamento associadas ao processo produtivo e os aspectos do transporte público coletivo e não-motorizados, devem necessariamente compor o foco das discussões para que sejam estabelecidas as estratégias para uma política de mobilidade urbana sustentável nos municípios brasileiros.

Neste aspecto, a Lei Federal 10.257/2001 estabelece além do Plano Diretor Municipal, a obrigatoriedade de elaboração de um Plano Diretor de Mobilidade para cidades acima de 500 mil habitantes. Uberlândia-MG, ainda não elaborou tal Plano e necessita que ações efetivas se estabeleçam a partir da participação de agentes públicos e sociais baseada nos princípios da Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva, orientada pelo Ministério das Cidades. Para isso, é necessária a capacitação adequada de tais agentes, no intuito de concretizar o entendimento e a prática efetiva da Gestão Democrática da cidade.

Assim, o projeto proposto vem de encontro a essa necessidade e, também, à prática de extensão necessária à formação integral dos alunos de curso superior na suas relações com a sociedade. Ressalta-se ainda, que a presente proposta é pioneira na articulação do ensino superior com a extensão, visando a capacitação de agentes públicos e sociais para a implementação da Gestão da Mobilidade Urbana Sustentável e Inclusiva no município.

Neste contexto é primordial inserir o papel das universidades, que possuem autonomia didática científica e deverão cumprir o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso é de fato comprovado ao se refletir sobre a necessidade que o ensino encontra na pesquisa para oxigenar-se e na extensão para a sua difusão. A extensão universitária é uma forma de interação entre a universidade e a comunidade em que está inserida. Por meio da extensão, a universidade tem a oportunidade de levar à comunidade o conhecimento da qual é detentora e, de volta, trazer respostas quanto aos seus anseios e demandas, incentivando as novas pesquisas e propiciando a complementação da formação do aluno universitário, através da aplicação prática.

Esse projeto será realizado em parceria com a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU, Associação dos Operadores de Trânsito – AOT, Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Uberlândia, Associação dos Surdos de Uberlândia, Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia e Associação dos Usuários do Transporte Público.


Outras informações poderão ser adquiridas com Frank Barroso, coordenador do Movimento Cidade Futura, pelos telefones (34) 3087-4503, 9150-6183 e 9971-1258.


COORDENAÇÃO DO PROJETO DE MOBILIDADE URBANA - PROEXT/2011

Nenhum comentário: